Como plugar filmadora no computador para transmitir ao vivo

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tutorial para esclarecer perguntas frequentes sobre Equipamentos, Filmadoras, Computadores e Placas de capturas.

Muitas pessoas querem entrar no negócio de TV gastando pouco. Isso até é possível em uma emissora de TV amadora. Contudo, se o seu objetivo é montar uma emissora profissional, de alta qualidade, é necessário estar disposto a investir um pouco mais, dado que o custo de um equipamento de vídeo não é tão barato.
 

1º - Como plugar minha filmadora no computador para transmitir ao vivo?

A resposta varia, a depender do equipamento à disposição. Existem várias formas de plugar uma filmadora no computador. Vejamos alguns exemplos:

Via HDMI: Existe HDMI entrada e saída (em transmissões ao vivo, a filmadora HDMI na saída e o computador HDMI na entrada).


 

Firewire:  Embora esta tecnologia já não seja mais muito utilizada, particularmente eu gostava muito dessa forma de conexão, porque o firewire permite que você comande a filmadora pelo computador. Exemplo: STOP, Start e outras funções. Ou seja, o computador trabalha de modo integrado com a filmadora.



RCA: Via placa de captura RCA, você será capaz de usar qualquer Filmadora, até mesmo as mais antigas de VHS. Qualquer filmadora dispõe de saída RCA.

 

USB: No caso das conexões USB, é importante lembrar que na maioria das Filmadoras a porta USB só serve para descarregar os vídeo já gravados. Então, para dar certo uma transmissão ao vivo via USB, a filmadora, quando plugada, tem que virar uma webcam. Ou seja, a filmadora manda imagem em tempo real para o computador (pessoalmente, nunca vi uma filmadora profissional com está opção, apenas Webcam e em algumas filmadoras de pequeno porte).


 

SDI: Melhor solução para longa distância - é usado por grandes emissoras profissionais.