Começando TV online do Zero

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 


Começando TV online do Zero

1° Hoje existem muitos softwares para fazer Live, mas neste artigo vamos colocar o vMix como carro chefe, porque eu o considero a melhor mesa de corte virtual profissional.


Então a primeira coisa que você precisa fazer para sair do zero é assistir a vídeoaula abaixo, vMix passo a passo.


 

2° É necessário possuir um PC ou um notebook. Considere que a TV precisa de um computador bom, porque trabalhar com imagens é pesado.
Vamos dar um exemplo de potência recomendável sem citar marcas: Processador de 4 núcleos, 16 Giga de memória, placa de vídeo dedicada e fonte watts reais. Quer saber mais sobre computador para transmissão? Leia o artigo abaixo.
https://focatutoriais.com.br/guia-rapido-computador-para-tv



3° Placa de captura. Leia o artigo abaixo para você saber qual vai precisar no seu caso.
https://focatutoriais.com.br/guia-rapido-placa-de-captura

 

4° Filmadoras. Leia o artigo abaixo para saber qual você deve comprar:
https://focatutoriais.com.br/guia-rapido-filmadoras

 

5° Você vai precisar de servidor de streaming. Hoje existem opções gratuitas, como Facebook e Youtube, mas tenha em mente que essas plataformas não admitem conteúdos com direitos autorais, tem que ser conteúdos 100% produzidos por você. Se você quiser transmitir conteúdos com direitos autorais vai precisar de uma plataforma de streaming paga, exemplo: www.focamundo.com é bem baratinho. Outra vantagem do streaming pago é que permite playlist de vídeo dentro do servidor; com isso você pode desligar o seu computador e sua TV continuará online 24 horas.
Não me pergunte qual Plataforma de streaming é a melhor, porque essa pergunta não tem resposta, isso depende do seu caso.

 

6º Se você estiver sem dinheiro, não precisa comprar a filmadora e a placa de captura, pode usar a webcam Logitech C920: ela entra via usb, assim você economiza duas vezes, evitando comprar a filmadora e a placa de captura.

Eu considero a Logitech c920 uma ótima solução em termos de custo e benefício para quem está começando com pouco dinheiro. Fique tranquilo!  A sua TV não vai ficar com cara de amador porque essa webcam é 1080p. O espectador nunca vai imaginar que se trata de uma transmissão via webcam.
Veja um teste de imagem da Logitech c920 abaixo:



Conclusão: apesar de eu considerar a c920 uma ótima solução para quem está começando com pouco dinheiro, ela só é recomendável para estúdio, onde a distância é curta. Para a transmissão de esportes, rodeios e outros eventos de velocidade, não recomendo, isso porque a webcam não tem zoom de lente, não é boa para captar imagens distantes, velocidades e varrições de luzes, além disso USB não funciona muito bem com extensão acima de 5 metros.

 

7° Acho que eu não preciso dizer que você vai precisar de internet boa! Tenha em mente que TV online usa upload e não download, porque você está enviando e não recebendo. Então não adianta nada você ter 100 megas de download se o seu upload for ruim.
Teste sua conexão no link abaixo.
https://www.minhaconexao.com.br/

 

8º Opcional -  Cenários virtuais
Se você pretende usar cenários virtuais, vai precisar fazer Chroma key. O apresentador deve ficar em um fundo verde, que pode ser feito com pano ou parede pintada. Apesar de qualquer tinta ou pano verde servir, em ambos os casos existe material próprio para Chroma key.

Tinta própria para Chroma key

Pano próprio para Chroma key

Neste artigo eu só citei o feijão com arroz, o básico obrigatório! É claro que existem muitos outros acessórios para a sua TV ficar bem mais profissional.