Qual computador ideal para transmissão de TV?

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Qual computador ideal para transmissão de TV? Recebo essa pergunta diariamente, é uma pergunta complicada para responder, porque é muito relativa e depender de cada caso, depende do que você vai fazer, os softwares mesa de cortes virtual ou playout como são chamados, eles não são pesados, são leves e pode ser instalado até em um computador de serviços básicos domésticos, (leve em consideração que quando eu digo computador doméstico, estou falando de no mínimo um dual core com 1GB de memória DDR2 e com uma placa de vídeo decente), menos que isso eu considero um computador totalmente obsoleto e impossível de rodar um software desse.

O que acontece é o seguinte, conforme você vai adicionando vídeos, CG títulos, playlist, câmeras e outros recursos vai necessitando de mais memória, processador e pesando a placa de vídeo, então o fato do computador ter instalado o software correntemente, não quer dizer que ele vai aguentar tudo que será executando, apesar de você conseguir instalar em um computador de menor configuração, eu recomendo no mínimo dual core com 4GB de memória e uma placa de vídeo 3D, não estou dizendo que isso é bom, apenas estou dizendo que é o mínimo na minha consideração, isso para uma única câmera, uns 2 canais de vídeo ou uma playlist, duas câmeras o processador vai começar a pipocar, quando eu digo que a configuração acima é possível, estou imaginando que você está sem dinheiro para investir em um computador profissional, porque eu sinceramente nem começaria com a configuração acima, eu sou sincero, para trabalhar com vídeo precisa é um computador profissional.

Intel VS AMD
Eu realmente não participo dessa guerra entre a Intel e AMD, sou neutro, você vai encontrar fã clube de ambas as marcas, dizendo que a adversária é horrível, fãboys de marcas são um bando de idiotas que fazem análise pela grife da marca, e não pela análise técnica, eu sigo a seguinte linha, não quero saber de qual fabrica saiu a peça, eu quero saber da potencia o tanto que ela suporta, não seja fã de marca e sim de potência, tenho ambas as marcas e gosto das duas, então nessa questão de processador eu nunca olho a marca e sim a potência.
compro muito AMD não por preferência de marca, mas sim pelo preço, Intel ganhou muito nome e chega a ser 4 vezes mais caro, um exemplo disso hoje e a comparação de preço dos top de linha das empresa Intel i9-7900x VS Ryzen 7 1800X, a diferença de preço entre esses dois modelos é absurda (não me pergunte qual é melhor, para mim ambas empresas são consagradas e fazem ótimos processadores).
essa guerra de processadores com fã clube e no mesmo estilo da guerra da Fiat vs Chevrolet, iOS vs Android, Playstation vs Xbox e ai vai.

Computador indicado, para trabalhar tranquilo

Processador
ser for Intel
i7intel >> mas se você estiver bom de bolso "INTEL i9"
ser for AMD
AMD FX 8350 >> mas se você estiver bom de bolso "AMD Ryzen 7 1700"

Memoria recomendo: 16GB >>>melhor ainda 32GB
fonte recomendo: 750 watts reais >> melhor ainda 1000 watts
placa de vídeo Geforce GTX 1050 Ti >> essa já é ótima, muito top, mas se quiser superior vai fundo.
HD SSD - Eu indico SSD pela velocidade que o HD tem, agora o tamanho em GB para armazenagem de arquivos, você decide, só você sabe o tanto de coisas que precisa arquivar.
Placa mãe: Gigabyte ou Asus, (eu sempre uso Gigabyte porque é mais barata é tão boa quando a Asus.. Asus você paga pela grife da marca, Gigabyte também é primeira linha).
Quando você for em uma loja mandar montar um computador para TV, os lojistas e técnicos de informática normalmente não manja muito desse mercado, TV online é um mercado pequeno no brasil, então a sua referência vai ser comprar um computador gamer, computador projeto para gamer, são as mesmas configuração boa para TV, qualquer loja de respeito sabe configurar um computador gamer.
Como eu disse acima INTEL VS AMD, essa guerra das marcas por décadas divide opinião, vai de gosto.
Se caso você optar por notebook, você tem que ter muito cuidado para ver bem o que você quer, e comprar o notebook pronto, é muito complicado ou impossível fazer alteração de placas em notebook..

notebook alterações fáceis,

Memoria: Aumentar memoria >> claro que isso não é infinito, tem que ver o tanto que a placa mãe suporta.
HD: Trocar por um HD mais rápido, maior ou trocar por um SSD >> é fácil, porem é bom um técnico experiente fazer, porque tem HD de espessura diferente e pode precisar de um suporte de adaptação para não ficar tremendo e vibrando.

Memoria e HD são coisas fáceis de ser alteradas em um notebook, nem precisa desmontar todo o aparelho, ambos tem apenas uma tampinha fácil de remover.

Trocar Processador, a maioria dos notebooks você tem que desmontar todo o aparelho e isso só deve ser feito por um técnico qualificado, existe notebook que facilita a nossa vida, onde a troca do processador também é apenas uma tampinha embaixo, igual acontece com a memoria e HD, quando o notebook é assim isso também facilita a limpeza do cooler e a troca da pasta térmica.

Placa de vídeo,
Placa de vídeo Onboard" significa “na placa”, portanto, quando você ouve falar que um computador “é de vídeo onboard”, quer dizer que sua placa mãe tem o dispositivo de vídeo integrado. Em caso de notebook é impossível você colocar uma placa dedicada nesse caso, uma vez que a carcaça do aparelho não foi projetada para isso, e a placa mãe mata todo o espaço, além disso não tem encaixe para placa avulsas dedicada, mas não vou arriscar em dizer que é impossível, existe gambiarreiro para tudo. (o mesmo não acontece com PC, em um PC com placa de vídeo onboard é muito simples colocar uma placa de vídeo dedicada, basta espetar na entrada pci-express.

As carcaças dos notebook são desenhadas para o modelo de placa mãe que vem com ele, cada placa mãe tem o desenho diferente, além das entras usbs, placa de vídeo, placa de som e outras saídas estar em posições diferentes em cada modelo..isso impossibilidade de colocar qualquer placa mãe em qualquer carcaça.

Leve em consideração que apesar da placas onboard não chegarem nem perto do poder de uma placa de vídeo dedicada, hoje existem placas de vídeo onboard bem poderosas, inclusive onboard 3D, faço essas observação porque não era assim no passado.

Vou resumir a diferença da placa de vídeo onboard vs dedicada,
placa de vídeo dedicada, como nome já diz ela trabalha independente, tem a sua própria memória e seu próprio processador, deixando esses itens do computador livre para outras tarefas, ela se garante sozinha.
A placa de vídeo onboard é como uma criança que depende dos seus Pais para tudo, atravessar a rua, levar na escola e dar alimento, Placa de vídeo onboard não é capaz de fazer nada sozinha, usa o processador e as memorias do computador para tudo, além do vídeo ser bem mais limitado perante uma placa vídeo dedicada, como eu disse acima, a placa de vídeo onboard melhorou muito hoje, mas ainda assim não aguentar tarefas muito pesadas.

No caso de placa de captura para câmeras em notebook, você compra uma externa, como placas de capturas não é algo que faz parte por padrão de nenhum computador, esse é o jeito.

Como você notou, fazer upgrade em notebook não é uma tarefa muito fácil e as vezes até impossível, por isso, se você quer um notebook já compre pronto com a configuração certa, existe empresas como DELL por exemplo que monta notebook personalizado, do seu jeito.
Eu particularmente gosto mais de PC, tudo bem que dá mais trabalho para levar em eventos, o meu nem tanto, ele tem até alça no gabinete.
1° notebook vs PC, da mesma configuração, o notbook chegar a ser o dobro do valor.
2° no PC eu posso misturas varias marcas de placas, no notebook tenho que ir atrás do fabricante.
3° Exemplo se queimar qualquer coisa em um PC eu vou em qualquer loja de informática e compro de qualquer marca, notebook é muito burocrático conseguir peças de reposição.
4° mesmo que o notebook não estrague, um dia você vai ter que desmontar ele para limpar o cooler e repor a pasta térmica, porque ela seca.
5° eu gosto muito da facilidade da manutenção do PC, muito fácil trocar placas, já o notebook você tem que desmontar ele todo, e ter a mão bem leve, vários cabo flat sensível que se você quebrar um, só compra outro por encomenda.

Você pode pensar assim, mas é difícil computador dar problemas, esse pensamento é errado, usando o computador a todo vapor todos os dias com trabalho de vídeos que força tudo, pode ter certeza ele vai dar manutenção.

Notas finais:
Leve em consideração que tudo que eu indiquei, se você puder comprar acima disso melhor ainda.

Eu sempre brinco dizendo para os meus clientes, vai até a onde o seu bolso aguentar.

Eu quero deixar claro uma coisa, antes de você fazer o seu investimento, tudo que eu falei acima sobre a AMD, é a minha experiencia e opinião pessoal, todas as empresas desenvolvedoras de Playout não recomendo AMD, sempre recomendam Intel fortemente, a linha FX da AMD foi criticada para algumas tarefas pesadas, agora a nova linha Ryzen, está sendo elogiada até o momento.

Acesse o link abaixo para saber mais sobre equipamentos profissionais.
https://focatutoriais.com.br/sistemas-de-referencia-vmix

Guia rápido placa de captura profissional.
https://focatutoriais.com.br/guia-rapido-placa-de-captura

Hardware placa de captura de vídeo.
https://focatutoriais.com.br/hardware-placa-de-captura-de-video

Equipamentos de Transmissão
https://focatutoriais.com.br/equipamento-de-transmissao