Equipamentos de Transmissão

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Tutorial para esclarecer perguntas frequentes sobre Equipamentos, Filmadoras, Computadores e Placas de capturas.

Muitas pessoas querem entrar no negócio de TV gastando pouco. Isso até é possível em uma emissora de TV amadora. Contudo, se o seu objetivo é montar uma emissora profissional, de alta qualidade, é necessário estar disposto a investir um pouco mais, dado que o custo de um equipamento de vídeo não é tão barato.
 

1º - Como plugar minha filmadora no computador para transmitir ao vivo?

A resposta varia, a depender do equipamento à disposição. Existem várias formas de plugar uma filmadora no computador. Vejamos alguns exemplos:

Via HDMI: Existe HDMI entrada e saída (em transmissões ao vivo, a filmadora HDMI na saída e o computador HDMI na entrada).

Firewire:  Embora esta tecnologia já não seja mais muito utilizada, particularmente, gosto muito dessa forma de transmissão porque o firewire permite que você comande a filmadora pelo computador. Exemplo: STOP, Start e outras funções. Ou seja, o computador trabalha de modo integrado com a filmadora.



RCA: Via placa de captura RCA, você será capaz de usar qualquer Filmadora, até mesmo as mais antigas de VHS. Qualquer filmadora dispõe de saída RCA.

USB: No caso das conexões USB, é importante lembrar que na maioria das Filmadoras a porta USB só serve para descarregar os vídeo já gravados. Então, para dar certo uma transmissão ao vivo via USB, a filmadora, quando plugada, tem que virar uma webcam. Ou seja, a filmadora manda imagem em tempo real para o computador (pessoalmente, nunca vi uma filmadora profissional com está opção, apenas Webcam e em algumas filmadoras de pequeno porte).

SDI: Melhor solução para longa distância - é usado por grandes emissoras profissionais.

2º  A Mesa de Corte ou Encoder não configura minha Filmadora ou Placa de Captura. O que devo fazer?
Uma pergunta que recebo com frequência diz respeito ao fato de a mesa de corte, Vmix, VJdirector, encoder ou outra mesa de corte, não estarem funcionando com a Filmadora ou placa de captura. Culpar os softwares de transmissão não faz sentido, dado que nenhum dos programas de transmissão é responsável pela configuração da filmadora ou da placa de captura. Eles somente puxam pelo painel de controle do Windows (se a mesa de corte não é capaz de mostrar a imagem da placa de captura ou filmadora pode ter certeza seu equipamento não está configurado corretamente). O Windows e os drivers dos seu equipamento são 100% responsável pelo funcionamento. Para correta configuração, siga o seguinte caminho: Windows > Painel de controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivo. Você será capaz de visualizar a configuração de todos os seus dispositivos.

3ª Qual Filmadora serve?

Qualquer filmadora tem um jeito para funcionar, via Placa de captura, ou uma simples webcam USB (esta questão depende muito do valor que se tem para investir), Contudo, por exemplo, é logico que se você pretende fazer uma filmagem à distância, vai precisar de uma filmadora com bom Zoom (Dica: se você for fazer uma transmissão de curta distância e quiser economizar, existe a opção pela webcam HD. Pessoalmente, já testei esta alternativa e a imagem parece de ser uma filmadora profissional de alta qualidade. É possível utilizá-la tranquilamente se você não precisar de muito Zoom. Além disso, essa opção ainda economiza na placa de captura, porque a entrada é via USB).

Quando alguém fala de Webcam logo se imagina algo amador, mas não se engane, essa webcam tem qualidade Full Hd 1080p, e sem querer ser exagerado, ela fica com imagem de TV profissional, Além disso ela é 100% compatível com vmix, ela tem rosca padrão para colocar em qualquer tripé. se dúvida da qualidade confira esse vídeo no yotube 

A melhor opção para quem está começando a sua TV, e não quer gastar muito "Webcam Logitech Hd Pro Webcam C920 Full Hd 1080p", na verdade eu tenho clientes que começou com ela e está até hoje, tem poder aquisitivo, mas não sente necessidade de investir em outra.
Webcam Logitech Hd Pro Webcam C920 Full Hd 1080p

4º Quero plugar várias filmadoras na transmissão ao vivo. Como fazer isso?
A única forma de fazer isso sem gastar muito é usar várias placas easycap (se você precisar plugar mais de uma placa easycap, chame um técnico experiente para realizar a instalação. A instalação incorreta de 2 placas da mesma marca pode gerar conflito).

Apesar de eu achar a Easycap um bom quebro galho, além do seu preço risório, esse modelo abaixo de 4 entradas de câmeras, é uma tremenda enganação, porque só funciona uma câmera por vez. Muitas pessoas compram sonhando em usar para 4 câmeras simultâneas.

É muito melhor você usar “Webcam Logitech Hd Pro Webcam C920 Full Hd 1080p” do que a Easycap com câmera profissional, câmera profissional só vale apenas se você estiver disposto a investir em uma placa de captura HDMI.
Uma câmera profissional moderna quando passa por dentro da Easycap, fica com qualidade de gravação VHS. (Mas é claro que se você tem uma filmadora antiga que só tem saída RCA, nesse caso sua única alternativa é usar Easycap mesmo).
Na minha opinião Easycap só vale a penas em duas situações, se você tem uma filmadora antiga RCA e deseja usar ela, ou se você quer transmitir algo de um videocassete, alguma recordação antiga.

Outra opção barata são as filmadoras USB – (nesse caso, é bom lembrar que na maioria das Filmadoras a porta USB só serve para descarregar os vídeo gravados. Para dar certo a conexão via USB em uma transmissão ao vivo, a filmadora tem que virar uma webcam quando plugada, ou seja, mandando imagem em tempo real para o computador (particularmente, nunca vi uma filmadora profissional com esta opção, apenas Webcam e filmadora bem pequenas).

Pinnacle existe vários modelos, a única que eu testei foi esse abaixo, >>> modelo “Studio MovieBoard HD Pinnacle” funciona perfeitamente no vMix.

A forma profissional de se fazer isso é usando uma placa de captura 4 com entrada HDMI – nesse caso, a filmadora também tem que ser via HDMI. Para esta opção, será necessário importar, dado que não tem no Brasil. O problema, nesse caso, é o alto preço: custo de US$ 469,00 (para realizar o cálculo, leve em conta também o IOF, ICMS, II, frete e a taxa de importação).

YUAN High-Tech - SC510 N4 Series - 4x HD-SDI or 4x HDMI - PCI Express Slot (x4)

SDI - Modelo - ND8S-04S (4 channel SDI)

Opção profissional Placa Externa (infelizmente, as Placas Externas de fábrica são todas de uma única entrada HDMI).

Magewell xi100dusb-hdmi Hd Hdmi Para Usb 3.0 Dongle Captura De Vídeo

Avermedia  extreme  U3 -  (Pode usar várias, não dá conflito).

Mas como o mundo da informática não tem limites, existe solução para colocar a placa “Pci Express” de PC em um notebook, (isso vai transformar a placa “Pci Express” em um acessório externo). Resumindo: Com esses cases abaixo externo, você consegue usar a placa de 4 entras HDMI em notebook. (Observação: isso foi uma pesquisa que eu fiz, eu nunca testei isso).


Agora vou ensinar você, como identificar uma boa placa de captura HDMI profissional.

Esta placa abaixo tem 4 entrada HDMI, estes quadrados preto são processador, isso significa que esta placa tem 1 processador independente para cada entrada HDMI (isso é o ideal para quem deseja plugar quatro filmadoras simultâneo, é uma placa profissional).

Esta outra placa abaixo também tem 4 entrada HDMI, mas repare que ela tem apenas 1 quadrado preto, isso significa que ela tem 1 único processador para as quatro entrada HDMI (este tipo de placa causa uma tremenda decepção quando alguém compra, pois é a mesma coisa de ter uma única entra HDMI, você não será capaz de usar as 4 câmeras simultâneas, o processador não aguenta, tem que desativar uma câmera para ver a imagem da outra (o preço dela pode ser atrativo, mas eu não recomendo a compra desse tipo de placa, é uma placa amadora).

Resumindo: 1 processador só é capaz de aguentar uma filmadora.

Outa observação importante, antes de comprar a placa veja na descrição ou pergunte para o vendedor, se a placa de captura é “directshow” ou “SDK”
tem que ser  directshow 
placa SDK não funciona >>> Abra exceção para SDK quando o modelo da placa estiver na lista de indicação da empresa vMix, essa da nossa indicação é SDK, mas funciona porque o próprio vMix indica ela “YUAN High-Tech - SC510 N4 Series - 4x HD-SDI or 4x HDMI - PCI Express Slot (x4)” veja mais na lista da vMix, lista de equipamento indicado por eles, http://www.vmix.com/software/supported-hardware.aspx

Placas SDK funciona só quando a empresa vMix indica, porque a empresa criou um sistema de suporte a placa na programação do software. Resumindo: directshow sempre vai funcionar, mesmo não estando na lista de indicação da vmix, e SDK só se estiver na lista.

 

Estas duas dicas, se a placa é “directshow” é se tem um processador independente para cada entrada HDMI, é o caminho crucial para você achar uma boa placa profissional, é assim que eu identifico uma boa placa quando vou comprar de uma nova marca desconhecida que nunca testei.

Placas Pinnacle, apesar da fama da marca não recomendo para transmissão ao vivo, motivos.
1º 99% das pinnacle não funciona no vMix.
2º você consegue usar no VJdirector, mas tem uma atraso terrível, a tecnologia de streaming hoje tem um atraso de poucos segundos, usando uma Pinnacle vai ficar tão atrasado o ao vivo que você vai achar o que streaming está com problemas.
Além disso eu acredito que foco da Pinnacle seja edição de vídeo apenas.

5º - Eu quero uma placa de captura boa, barata e com várias entradas!
Nossa! Como eu recebo este pedido! É uma questão complicada de responder, porque não existe Placa de Captura intermediária. Ou você compra uma Placa amadora, baratinha, da easycap ou compra uma profissional.

6º - Qual a potência do computador que eu devo usar? 
Sobre essa questão, a resposta é que você pode ir até o limite que seu bolso possa aguentar. Para quem vai trabalhar com vídeo, quanto mais potente melhor. Mesmo assim, vou indicar uma configuração para que você consiga trabalhar tranquilamente.

memória 8GB
Placa de vídeo 3D
Fonte em watts reais 600W
Placa mãe Asus
Processador AMD 6 Núcleos ou Intel i7 
HD 7200 RPM

Se você optar por um notebook, compre um com placa de vídeo 3D. Tem que vir de fábrica com essa opção, caso contrário será difícil ou impossível colocar depois.
Se você está sem dinheiro para investir em um computador TOP profissional para transmissão e deseja iniciar sua emissora de TV com o computador doméstico que já possui, saiba que é sim possível, porém você ficará limitado a não abrir muitos programas ao mesmo tempo. Além disso, terá que evitar abrir vários canais de vídeo e uma playlist muito grande, pois cada vídeo e câmera que você vai adicionando, a mesa de corte vai ficando mais pesada (se este for o seu caso, pelo menos tente investir em uma placa de vídeo 3D. Hoje em dia é relativamente barato adquirir uma AMD ou Gforce, por exemplo). Quando falo em computador básico doméstico, tenho em mente pelo menos em um Dual Core com 2GB de memória – um computador com configurações mais baixas que essas é um verdadeiro “dinossauro”, é ficaria muito complicado... A linha Gforce ou AMD, de placa 3D, apresentam várias potências; nesse caso, quanto mais melhor. Qualquer uma vai servir. Recomendação: vá até onde o seu bolso aguentar (eu falei apenas da Gforce ou AMD porque são as que eu conheço e já testei, mas qualquer placa 3D irá funcionar bem).
Atualmente, existe no mercado uma infinidade de placa de vídeo 3D. Em TV profissional sempre é usado mais de um monitor, então fique atento, se você deseja usar vários monitores no mesmo computador, compre uma placa 3D de múltiplos monitores, pergunte para o vendedor, quanto melhor placa de vídeo mais desempenho, Placa de vídeo é o coração do operador de mesa de corte virtual.

 Outra pergunta que recebo com frequência diz respeito aos computadores da Apple "Mac OS". Até o momento, desconheço qualquer mesa de corte que funcione na Apple "Mac OS".

Apenas o Encoder flash media live encoder da Abobe tem a versão para Mac OS. Então, se sua intenção é fazer uma transmissão ao vivo com uma única filmadora, sem mesa de corte, vai ser possível no "Mac OS".

Dicas Finais
Se você pretende comprar tudo novo, recomendo via HDMI. As filmadoras que estão sendo lançada agora são HDMI e a filmadora profissional mais barata que achei HDMI é a Panasonic ag-ac7. (Não esqueça, se caso você precisa de longa distância, compre câmeras com saída SDI).

 

Segunda opção: se você pode gastar um pouco mais, compre a Panasonic AG-AC8P.

 
Também existem outras opções de filmadoras amadoras HDMI – estas filmadoras, mesmo não sendo profissionais, têm uma imagem HD muito boa.

                                                                                Filmadora Samsung Hmx-f80 -Hd 720p

                                                                                          

 

 Filmadora Mirage Hd Play Multilaser Dc115 Hdmi


 

Para quem gosta de filmar durante a noite, a Sony HDR-CX240 é uma boa opção, capaz de filmar com pouca luz. Veja o teste abaixo:
Não se empolgue tanto, ela não é uma filmadora de visão noturna, apenas tem uma lente com um poder amais de filmar anoite, comparado com filmadoras comuns.

Não fique preso apenas às filmadoras apresentada nesse tutorial. Estas empresas sempre estão lançando novidades (se caso alguma tenha saído de linha, sempre é lançado uma sucessora da mesma família). 

Câmera de Segurança: é possível usar?
Uma outra pergunta que recebo com frequência é sobre como usar as câmeras de segurança para transmissão ao vivo, em streaming. Isso acontece muito com os clientes de igreja que já têm as câmeras instaladas e querem aproveitar. 

 Vamos falar primeiro do DVR

Sistema de segurança via aparelho DVR. Todos que testei funcionaram, contudo tem algo que você precisa saber antes de usar DVR. Você pode ter 10 câmeras no seu sistema de segurança, mas vai ter apenas um canal disponível, ou seja, uma câmera de cada vez.

1º exemplo: Para visualizar a câmera 2, você terá que desligar a câmera 1.

 2º exemplo: Você não conseguirá ter uma preview da câmera 2 enquanto estiver na câmera 1.

Isso acontece porque os DVR são projetados para serem visualizados uma câmera por vez, independentemente da quantidade de câmeras o aparelho trabalha em um único canal.

Outro fator desconfortável do DVR é que você não conseguirá mudar a câmera pelo computador ou pela mesa de corte, mas apenas pelo botão do aparelho DVR. Ou seja, você vai ter que fazer os cortes pelo botão do DVR e a mesa de corte vai ter apenas uma tela para todas as câmeras.

 Outro sistema de segurança é o Cftv.

Cftv - Todos que vi até hoje não funcionam para transmissão ao vivo de streaming. Esta placa de captura só funciona com o software do fabricante, que é a Geovision, e só tem utilidade para monitoramento de segurança.

Conclusão sobre câmera de segurança: alguns sistemas de segurança podem até quebrar o galho quando o cliente já tem o equipamento e não quer gastar. Apesar de já existirem alguns sistemas de monitoramento via internet, à distância, por câmera de segurança, este tipo de equipamento não foi projetado para o objetivo de streaming TV emissora.
Tente usar se você já possuir o equipamento, mas jamais invista seu dinheiro nesses equipamento de segurança para trabalhar com streaming TV, uma vez que existem opções próprias para essa modalidade de transmissão.

Sistema Operacional
Sempre 64 bits, sistemas 32bits são incapazes de trabalhar com todos núcleos de processamentos e memórias que existem hoje em dia.

A melhor mesa de corte virtual é o vMix.

Nota final: é impossível falar de todos equipamentos existentes hoje no mercado. Temos muitas opções, assim, não fique preso apenas às dicas deste tutorial. O mundo da transmissão ao vivo é um verdadeiro laboratório infinito.

Acesse o link abaixo para saber mais sobre equipamentos profissionais.
https://focatutoriais.com.br/sistemas-de-referencia-vmix

Guia rápido placa de captura profissional.
https://focatutoriais.com.br/guia-rapido-placa-de-captura

Hardware placa de captura de vídeo.
https://focatutoriais.com.br/hardware-placa-de-captura-de-video

Qual computador ideal para transmissão de TV?
https://focatutoriais.com.br/qual-computador-ideal-para-transmissao-de-tv

Equipamentos de Transmissão
https://focatutoriais.com.br/equipamento-de-transmissao